Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de março de 2012

FORÚM DEBATERÁ O ACESSO DE JOVEM AO MERCADO DE TRABALHO

Fórum debaterá o acesso de jovens ao mercado de trabalho

A seccional paraense da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) realizará no dia 31 de março, das 08h às 18h, o I Fórum sobre Empregabilidade & Carreiras para Estudantes. O evento, que acontecerá no auditório da Faculdade Ipiranga, em Belém, tem como premissa discutir as mudanças que ocorrem no cenário global, que influenciam as formas de trabalho e carreiras. Mostrará aos estudantes de vários níveis de escolaridade a importância sobre a questão da empregabilidade e suas implicações.


Dados divulgados em relatório publicado, no início de 2011, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), previa uma massa de 203 milhões de pessoas desempregadas em todo o mundo até 2011. Ainda segundo o relatório, o desemprego entre os jovens é quase três vezes maior do que entre os adultos.

De acordo com o relatório, 78 milhões de jovens entre 15 e 24 anos estavam desempregados em 2010, frente aos 73,5 milhões que não tinham trabalho em 2007, antes da crise. Nos países desenvolvidos, o desafio para os milhares de jovens que entram no mercado de trabalho a cada ano é encontrar emprego. Já em países em desenvolvimento, a questão é arrumar um bom emprego, já que, em grande parte dos casos, os jovens só têm acesso à economia informal.
Segundo a psicóloga Luzia Aquime, que também atua como Diretora de Educação na ABRH-PA, a empregabilidade exige que as pessoas tenham cada vez mais conhecimentos. “Os profissionais de hoje precisam estar aptos do ponto de vista técnico, gerencial, intelectual, emocional e social para solucionar problemas cada vez mais complexos. Então, quanto maior nível de Informação e conhecimento, mais chances terão para construir e desenvolver suas carreiras”, afirma.


É exatamente neste novo cenário, que os estudantes estão ou serão inseridos. Ainda segundo Luzia, existe a necessidade de discutir amplamente quais as habilidades esperadas destes “novos” profissionais. “Na verdade precisamos saber e entender quais as estratégias que as Instituições de Ensino Superior estão adotando em relação ao alinhamento das demandas do mundo do trabalho. Assim como também é vital compreender o que buscam e valorizam os jovens de hoje, conhecidos como Geração Y”, argumenta a psicóloga.
O evento contará com a participação de vários profissionais-palestrantes que possuem expertise no mercado de trabalho e abordarão, entre outros assuntos, sobre o Marketing Pessoal e o que o Mercado espera da Geração Y. No time de docentes estarão os professores universitários José dos Santos Lucas, Manoel de Christo Alves, Ruy Carvalho, Fernanda Almeida e outros.
Será também apresentado um painel especial sobre as iniciativas que podem ser desenvolvidas pelas faculdades, universidades e escolas profissionalizantes para melhorar a empregabilidade e preparar os jovens para a inserção no mercado de trabalho. Os assuntos serão feitos através de exposições dialogadas com auxílio de recursos audiovisuais.


Serviço: O I Fórum sobre Empregabilidade & Carreira para Estudantes, acontecerá no dia 31 de março (sábado), das 08h às 18h, no auditório da Faculdade Ipiranga (Av. Almirante Barroso, nº 777, entre as Travessas Humaitá e Chaco). Mais informações pelo e-mail secretaria@abrh-pa.com.br ou (91) 3246 7800.

Nenhum comentário:

Postar um comentário