Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de março de 2012

COMISSÃO DE DIREITO HUMANO DA CÂMARA FEDERAL FAZ DILIGÊNCIA NO PSM DE BELÉM

Comissão de Direitos Humanos da Câmara faz diligência no PSM de Belém

  
 
Da Assessoria em Belém
 
A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, integrada pelos deputados federais Arnaldo Jordy (PPS/PA), Domingos Dutra (PT/MA) e Padre Ton (PT/RO), constatou uma série de irregularidades ao visitar nesta sexta-feira, 23, o Pronto Socorro Municipal - PSM da 14 de março, em Belém, durante a visita feita ao local para avaliar a qualidade dos serviços prestados aos pacientes no hospital.
 
A visita faz parte de uma ação nacional da Comissão, que desde o ano passado, percorre, em diligências, hospitais públicos de urgência e emergência de todo o país para verificar as condições de trabalho dos profissionais da saúde, também, a infraestrutura assegurada nesses espaços para o atendimento de saúde à população. A equipe já esteve no Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, e Rondônia e, agora, chegou a Belém.
 
Na visita ao PSM, os integrantes da Comissão percorreram as instalações do hospital, conversaram com servidores e pacientes e ouviram uma série de reclamações. A presidente do Conselho Regional de Medicina, Fátima Couceiro, entregou aos parlamentares um relatório de fiscalização do PSM entre os anos de 2007 a 2011. O conselho também denunciou os baixos salários pagos, as difíceis condições de trabalho e a falta de segurança nas unidades médicas. Esses problemas, segundo a categoria, seriam agravantes para a falta de médicos em muitas unidades.
 
Sobre o atendimento aos pacientes no hospital também não faltaram críticas. A comissão constatou problemas de falta de água nos bebedouros, de leitos sem acomodação adequada, de elevadores parados e até de banheiros em condições impróprias para uso.
 
A direção do PSM acompanhou a Comissão na visita e confirmou a defasagem de 40% no quadro de profissionais referente a várias especialidades como Oftalmologia, Endoscopia, Pediatria, Otorrinolaringologia, Cirurgia Plástica e Clínica Médica, além de enfermeiros. Mas justificou que apesar das dificuldades, o hospital atende em 32 especialidades médicas. Foi averiguado ainda que a UTI pediátrica da unidade está fechada e que dos quatro blocos cirúrgicos, apenas dois estão abertos, além do fato de a máquina de tomografia do PSM não estar funcionando. Vale ressaltar que a unidade atende 120 mil pessoas por ano e que 20% dos atendimentos para pessoas vindas do interior do Estado.
 
Durante a reunião, o deputado Arnaldo Jordy lembrou que Belém tem a 4ª pior cobertura do Programa Saúde da Família de todo país e, também, que a atual gestão de Belém já sofreu 11 processos de improbidade administrativa somente na área da Saúde. Ele comentou ainda sobre a deficiência no atendimento prestado à população, já tendo sentido na pele o problema quando procurou o Pronto Socorro do bairro do Guamá, em Belém, em busca de um atendimento de emergência durante uma crise renal. “Esse não é um problema apenas de saúde pública, mas de direitos humanos, uma vez que põe a vida de pessoas em risco”, afirmou o parlamentar.
 
Todo o material levantado fará parte de um relatório com os problemas identificados para ser entregue às presidências da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, ao Ministério Público Federal e ao Ministério da Saúde. As próximas diligencias serão realizadas em data e locais mantidos sob reserva, a fim de evitar que as condições dos hospitais sejam maquiadas.
 
Representantes da Secretaria Municipal de Saúde, do Conselho Regional de Enfermagem e da Sociedade Médica Cirúrgica do Pará também acompanharam a diligência, em Belém.
 
Confira algumas fotos efetuadas no local (clique para ampliar):
 
 


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário