Total de visualizações de página

domingo, 11 de março de 2012

CONSERCIONÁRIA DE ENERGIA ELETRICA QUE SE CUIDE

Aluno cria aparelho que mostra gasto de energia elétrica em tempo real

Programa faz a transformação do consumo de kilowatts em reais.
Jovem de São João da Boa Vista, SP, participará de feira em São Paulo.

Do G1 São Carlos e Região
2 comentários
Um aluno do ensino médio de São João da Boa Vista, no interior de São Paulo, desenvolveu, durante as aulas de eletrônica, um aparelho que mostra o gasto de energia elétrica de uma casa em tempo real. O estudante foi classificado para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia na capital.
O aparelho promete ajudar o consumidor a controlar melhor a conta de luz. Ele transforma o consumo de kilowatts em reais, orientando quanto o consumidor está gastando.
O estudante Rodrigo Fernandes desenvolveu um circuito de medição e um programa que apresenta os dados no computador. Digitando o valor que a concessionária cobra por kilowatts/hora, o sistema aponta o gasto.
Ao acender uma lâmpada, por exemplo, o aparelho indica que o gasto será de R$ 0,2 por hora que continuar acesa. O equipamento é ligado ao relógio tradicional, usado pela empresa que fornece a energia e traduz de forma imediata as informações que só chegariam ao fim do mês.
Durante a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, em São Paulo, Rodrigo terá contato com professores da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), empresários e outros inventores. O jovem espera trazer informações que ajudem a melhorar o projeto que criou.
A feira será entre segunda-feira (12) e sexta-feira (16), na Escola Politécnica da USP, em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas no site do evento.
tópicos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário