Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Jordy e entidades de direitos humanos voltam ao cobrar soluções aos conflitos agrários no Pará


     O vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) voltou a cobrar ontem do governo federal apoio e soluções aos conflitos agrários noPará, que já culminaram com a morte de mais de 1.500 trabalhadores rurais em cerca de 20 anos, vítimas da luta pela posse da terra e pela defesa do meio ambiente.  "Já estamos cansados dechamar a atenção da sociedade em velórios de defensores de direitos humanos", disse o parlamentar, cobrando do governo o aumento da defesa pelo Estado a esses trabalhadores e outras ações que contribuam para a reduçãodesses conflitos.

  A reunião foi com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência daRepública, Gilberto Carvalho, e coordenadores de programas específicos da área.Participaram do encontro representantes de entidades ligadas à defesa dos direitoshumanos, entre eles, os diretores do Movimento Humanos Direitos, os atores CamilaPitanga e Osmar Prado. Jordy  fez um breve perfil do quadro dos conflitos nocampo que ocorrem no Estado e  apresentou algumas  propostas para que a violência nocampo não faça novas vítimas, entre elas, a proteção às pessoas que constam nas chamas listas dos “marcados para morrer” e ampliação da rede de advogados da Defensoria Pública da União e dos Estados.

O parlamentar também sugeriu acriação de um órgão de investigação específica e de combate aos crimes depistolagem, além de um choque de Estado, com a entrada na região de forma maisefetiva de órgãos como Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) que devem avançar nomarco da regulação fundiária em toda a Amazônia, “que hoje se encontra a mercêde interesses econômicos poderosos”.

O vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos também responsabilizou o judiciário pela lentidão na tramitação dos processos envolvendo esses crimes, o que leva, segundo ele, a uma sensação real de impunidade. No Pará, por exemplo,  dos 1.500 assassinatos, apenas seis casosforam levados a julgamento.  “Quem tem um advogado caro e um bom relacionamento, tem a chance de escapar das barras da justiça", frisou.

Ameaça de morte -  Uma das presentes à reunião foi Maria Sampaio, irmã de Maria do Espírito Santo Silva,assassinada juntamente com o marido, João Cláudio, em maio do ano passado, em Nova Ipixuna, Sudeste  do Pará.  Maria relatou que mesmo sendo constantemente  ameaçada de morte, nunca recebeu segurança porparte do governo. "Sou professora e alguns pais organizaram um abaixo assinado para que eu seja transferida com medo que de que eu seja vítima de um atentado, o que pode acontecer a qualquer momento, diante da ausência desegurança na região", afirmou.

O ministro Gilberto Carvalho  afirmou que fará todo o esforço para garantir asegurança dos ameaçados de morte. "Pretendemos desenvolver ações de médioe longo prazo, no intuito de resolver a questão fundiária na Amazônia, queainda conta com a ambiguidade da lei para indução desta violência",afirmou Carvalho, que ficou de levar as questões apresentadas à presidente Dilma Roussef.
Também participaram , o advogadoJosé Batista Afonso, o deputado federal Alessandro Molon (PT/RJ), Maria JoséArruda, da Contag, Maria Joel Costa, da Fetagri e Salete Valesan, da Secretaria de Direitos Humanos



Este Blog

Link daqui

A web
Este Blog
Link daqui
A web

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012


Uepa oferecerá curso de Medicina no campus de Marabá


Pleito do deputado estadual João Salame (PPS),  em 2011,  o campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Marabá, no sudeste paraense, começa ainda em 2012 o seu processo de expansão, que deve permitir, entre outros avanços, a implantação do curso de Medicina, prevista na Agenda Mínima do governo do Estado.
Antes da Aula Magna,  hoje, terça-feira 7, às 8h30, que marca o ingresso dos calouros no ensino superior, a Prefeitura de Marabá oficializará a doação de um terreno anexo ao prédio da Uepa, para abrigar o novo Polo de Formação em Saúde.
A ampliação inclui  laboratórios, salas de aula e um Posto Saúde Escola, visa atender toda a região sudeste. As obras de construção do Pólo devem começar ainda no primeiro semestre deste ano.
A solenidade contará com as presenças de autoridades do município, da Secretaria Especial de Promoção Social (Sepros), da reitora da Uepa, Marília Brasil Xavier, e de outros membros da instituição. O cronograma de obras apresentado pela Universidade prevê o processo licitatório entre os meses de fevereiro e março.
O campus de Marabá foi criado há 18 anos. Hoje, oferece seis cursos de graduação regulares - Biomedicina (com a primeira turma iniciando em agosto de 2012), Engenharia de Produção, Engenharia de Alimentos, Tecnologia Agroindustrial (com habilitações em Alimento e Madeira), Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química. Pelo Plano de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), executado em parceria com o Ministério da Educação, são ofertados os cursos de Educação Física, Pedagogia, Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Letras e Licenciatura em Geografia.
O campus da Uepa em Marabá fica na Avenida Marechal Deodoro, 936, bairro Centro. Telefone: (94) 3324-3400. (com informações da Agência  Pará)

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012


Novidades no blog

Novidades no blog do deputado João Salame já estão no ar! Em 2012, João Salame quer enfatizar a proximidade com a população do Pará. Deseja obter sugestões para o mandato, conhecer as insatisfações, e elaborar melhorias em conjunto com os interessados. Logo,  nada melhor do que utilizar a web para alcançar tal proximidade.

Na seção "Contato" foi adicionado um formulário geral para sugestões, críticas e perguntas, a fim de esclarecer e aproximar o mandato das pessoas. Para além disso, a fim de saber de onde vêem os leitores, amigos, e simpatizantes do trabalho do deputado, foi inaugurada a seção "Sou João Salame", onde o leitor, mediante o cadastro na também inaugurada seção "Cadastre-se", poderá indicar sua localidade e ser pontuado no mapa de redes sociais de João Salame (os dados pessoais do leitor não serão divulgados, mas tão somente o município onde reside).

Mapa de Contatos da Rede João Salame


Quer fazer parte da rede Sou João Salame? Então clique aqui e cadastre-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário